sexta-feira, 30 de maio de 2014

10 RAZÕES PRÁ AMAR E 10 P/ ODIAR A COPA, por Xico Sá,.

Xico Sá

Modos de macho, modinhas de fêmea & outros chabadabadás

PerfilXico Sá é escritor, jornalista e colunista da Folha
Perfil completo

10 razões pra amar e 10 p/ odiar a Copa

Por Xico Sá
28/05/14 01:04
Meu estimado corvo Edgar, o maior secador do Brasil
Meu estimado corvo Edgar, o maior secador do Brasil
Dez razões para amar a Copa, inocente:
1) Mulher. As mulheres, gracias a Diós, atualmente já participam mais do dia-a-dia do futebol. Lindo. Mas é durante a Copa do Mundo que a maioria, como minha santa mãezinha lá em Juazeiro e as “primas” aqui de Copacabana, por exemplo, se engajam naquela velha corrente pra frente. E quanto mais mulher na torcida, melhor para qualquer ambiente ou qualquer mundo. Mulher, teu nome é sustentabilidade.
2) Conjunto das obras. Bom saber que, somente por causa da Copa, algumas grandes obras de infraestrutura urbana -como na área falida dos transportes públicos- foram iniciadas e podem ser concluídas, mesmo depois do evento. Se não fosse o Mundial… nem a pau, never more, corvo Edgar.
3) Essa grita de querer educação #padrãoFifa é  balela. Como mostrou a Folha, aqui literalmente copiada: mesmo mais altos hoje do que o previsto, os investimentos para a Copa representam parcela diminuta dos orçamentos públicos. Alvos frequentes das manifestações de rua, os gastos e os empréstimos do governo federal, dos Estados e das prefeituras com a Copa somam R$ 25,8 bilhões. O valor equivale a, por exemplo, 9% das despesas públicas anuais em educação, de R$ 280 bilhões. Em outras palavras, é o suficiente para custear aproximadamente um mês de gastos públicos com a área.
4) Centro do universo. Bora matar o vira-latismo provinciano, ser cosmopolita, receber gente do mundo inteiro e poder mostrar que o Brasil não é apenas o que a mídia internacional publica e o que estamos cansados de saber. Somos, na guerrilhas das contradições, infinitamente mais ricos do que a vã sociologia de boteco explica.
5) Gosto de futebol, porra, como diz o Peréio. Ô pentelho mascarado, me deixa curtir em paz os melhores jogos do planeta.
6) Quero aproveitar os feriados para viajar para uma praia distante ou para o mato, bem longe dessa baderna toda que assola o país, bando de babacas e grevistas chantagistas. Verei a Pátria em chuteiras bem longe de vocês, palhaços.
7) Vou faturar uma grana extra no meu botequim ou em um comércio de rua improvisado, afinal de contas é carnaval de novo e Deus é nosso.
8) Por que deixaram para reclamar sete anos depois? Quando o Brasil ganhou o direito, 97% eram favoráveis, ouvi até fogos dos vizinhos que hoje fazem muxoxos.
9) Se o futebol era tido como o ópio do povo, inclusive por quem agora está no poder, nunca gerou tanta discussão política. Viva o futebol. Foi capaz, inclusive, de unir a extrema direita e a extrema esquerda na turma do contra, a turma do  #naovaitercopa.
10) Já que os gastos foram feitos, quero mais é comemorar o hexa e enterrar de vez por toda a síndrome de Maracanazzo.
Dez razões para odiar a Copa, inocente
1) Copa para quem? Se na hora da família inteira curtir o futebol somente uma elite econômica tem acesso aos ingressos pela hora da morte? Isso é o que se pode chamar de um evento somente para a Casa-grande e não para a senzala.
2) Além de gerar milhões em grana superfaturada para as empreiteiras, as obras públicas não foram entregues a tempo. Qual será esse legado?
3) No país em que há desvios na educação e doente morre em maca de hospital, essa grana dos estádios poderia salvar muita gente. Sem comentários. Esse assunto é muito grave.
4) Só vamos passar vergonha com os estrangeiros. Ponto.
5) Somente um alienado fica vendo esse futebol globalizado e babaca enquanto o país está um caos. Meu negócio é várzea ou a Segundona.
6) Como se não bastassem os mil e um feriados nacionais, mais dias parados ainda por simples jogos da Copa. Bando de vagabundos!
7) Ledo engano você, pequeno comerciante ou ambulante, achar que vai encher os tubos. Até o acarajé baiano de verdade está proibido pela Fifa nas cercanias do estádio. Só rola produto controlado pela entidade suíça, inclusive as iguarias regionais. Senhores turistas, fujam desses malditos exploradores tupiniquins, Nova York está bem mais em conta a essa altura.
8) Disseram que não seria empregado um centavo público nessa joça. Repare no que deu a farra do boi com o dinheiro público. Palhaçada.
9) País de alienados. Depois da vergonha da febre do álbum de figurinhas, só me falta ver esse bando de imbecis vestidos de verde e amarelo e torcendo pela seleção da CBF -porque de pátria em chuteiras, que me desculpe Nelson Rodrigues, esses jogadores mimadinhos não têm nada.
10) Que vença o Uruguai de novo. Ou a Bósnia. Tanto faz. Se é que vai ter Copa.
Sentiu falta de alguma coisa, amigo pró Copa? E você, amigo contra a Copa? Colaborem aí nos comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário