quinta-feira, 5 de setembro de 2013

PREFEITO DE SÃO PAULO CRIA A "C.M.T.C". - NOTÍCIA DE 1947, NÃO 2013.

CMTC surgiu para padronizar serviços

Até a criação da Companhia, em 1947, o transporte coletivo era administrado por diversas empresas

05 de setembro de 2013 | 10h 31
Carlos Eduardo Entini
Da mesma forma que o Prefeito Fernando Haddad pensa em criar uma nova companhia de transporte  para equilibrar o sistema, quando há greves ou falta de carros, a criação da Companhia Municipal de Transportes Coletivos (CMTC), em 1947, foi a resposta que a Prefeitura deu ao desequilíbrio vivido na cidade no final dos anos década de 1930. A gestação de um sistema centralizado de transporte começou a tomar corpo quando a Companhia Light & Power, prestadora de serviços de bondes, declarou, em 1937, que não tinha mais interesse de atuar na área.
Paralelamente à decisão da empresa canadense, a cidade tinha um serviço de transporte pouco eficiente e operado por diversas empresas. Naquela época, o bonde era o principal meio de transporte e os serviços de auto-ônibus eram administrados por diversas empresas particulares.
Leia mais sobre a CMTC no Estadão Acervo.
Não havia muita exigência para conseguir um alvará para operar linhas, bastava garantir cinco carros (um de reserva). As linhas de ônibus ligavam os bairros ao centro. O serviço era instável, as linhas menos lucrativas frequentemente eram abandonadas. Um decreto federal de 1941 obrigou a Light & Power a continuar prestando o serviço de bondes. Mas a busca por padronização do transporte público era caminho sem volta, "a atribuição do serviço municipal de transporte por ônibus a uma única empresa concessionária (...) uniformizaria os serviços prestados (...) permitiria que os saldos provenientes das linhas mais produtivas fossem aplicadas na melhoria dos serviços. (...) Haveria numa palavra, um só serviço, uma só contabilidade, uma só caixa..." (Estado, 8/02/1946).
A Companhia começou a operar com 523 bondes comprados da Light e 599 ônibus de 16 empresas particulares. Privatizada em 1993, a empresa colecionou déficits, de ônibus por linha e orçamentário.

O Estado de São Paulo - 7/2/1946Falta de linhas, dessinteresse da Light & Power e superlotação gerou um novo modelo de transporte

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