sábado, 11 de agosto de 2012

11 DE AGOSTO - GLÓRIA DE DUAS FACULDADES – DIA DO ADVOGADO


11 DE AGOSTO - GLÓRIA DE DUAS FACULDADES – DIA DO ADVOGADO



No dia 11 de agosto de 1827, D. Pedro I criava os dois primeiros cursos jurídicos no Brasil.

Até aquele ano, os brasileiros tinham por única a opção de se estudarem na Europa, majoritariamente na Universidade de Coimbra.

Foram instalados os Cursos Jurídicos no nosso País, nas duas mais importantes cidades brasileiras. Uma no Convento de São Francisco, em São Paulo. A outra no Mosteiro de São Bento, em Olinda.

A Faculdade de Direito de São Paulo, hoje da USP, funciona no mesmo local, mas a Faculdade de Olinda, em 1854, foi transferida para o Recife. Em Recife se instalou em condições precárias, mas com maior liberdade acadêmica e sob influência dos iluministas que a nortearam Independência Norte Americana e a Revolução Francesas.  

Entretanto, toda a formação jurídica nas duas Faculdades passou a ter por base as questões brasileiras, com debate acerca dos problemas nacionais. Tornaram-se os dois centros de formação das elites política, literária e jurídica do Brasil.

Eis a razão porque os nossos literatos (poetas, romancistas, teatrólogos) do Século XIX, a exceção de Machado de Assis, cursaram Direito, em Olinda (depois Recife) ou São Paulo.

A finalidade maior, entretanto, era a formação de uma classe política capaz de administrar o Estado brasileiro, com a visão nacional e não exclusivamente com a cultura européia.

Assim, ministros de estado, deputados, senadores, diplomatas ou os responsáveis pela alta burocracia estatal, necessariamente, era formada por uma dessas Faculdades. Não foi assim só no império, mas continuou na República. De sorte que muitos Presidentes da República (a exceção dos marechais e generais) foram bacharéis em Direito.

Não há dúvida que foi um grande momento para a vida nacional e uma louvável iniciativa do Imperador.

 Eis o teor do Decrete Imperial:


Dom Pedro Primeiro, por graça de Deus e unânime aclamação dos povos, Imperador Constitucional e Defensor Perpétuo do Brasil. Fazemos saber a todos os súditos que a Assembléia Geral Decretou e nós a Lei seguinte:

Art. 1º - Criar-se-ão dois Cursos de Ciência Jurídicas e Sociais, um na cidade São Paulo e outro na de Olinda, e neles no espaço de cinco anos e em nove cadeiras, se ensinarão as seguintes matérias.......

Dado no Palácio do Rio de Janeiro aos onze dias do mês de agosto de mil oitocentos e vinte e sete. Sexto da Independência. IMPERADOR PEDRO PRIMEIRO (Lei de 11/08/1827.
                     

Comemora-se no dia 11 de agosto o dia do Advogado.  O diretório acadêmico da FADUSP é o famoso 11 de agosto de tantas lutas políticas contra períodos de regime autoritário no Brasil.

Para os advogados católicos Santo Ivo, nome do Frade Franciscano Ivo Hélory de Kermartin, nascido em Minihy-Tréguier, França, que faleceu no dia 19 de Maio de 1303, é padroeiro dos advogados.

Assim, no dia 19 de maio, se comemora o seu dia do padroeiro dos advogados.

Conta-se que foi em Paris que mostrou o brilho da sua inteligência, no estudo da Filosofia, da Teologia e do Direito. Com sua sabedoria, imparcialidade e espírito conciliador, desfazia as inimizades e conquistava o respeito até dos que perdiam as causas. A defesa intransigente dos injustiçados e dos necessitados deu-lhe o título de advogado dos pobres, um título que continuou merecendo ao tornar-se sacerdote e ao construir um hospital, onde cuidava dos doentes com as suas próprias mãos.

Salve o 11 de agosto e parabéns à classe dos advogados à qual retornei com muita honra.





           


Nenhum comentário:

Postar um comentário