quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

TÉCNICAS ECOLÓGICAS PARA AFUGENTAR POMBOS

Não há pesquisa científica que apresente resultados satisfatórios para afugentar pombos de quintais e edifícios sem ofender o meio ambiente.

Eis algumas dicas que podem dar certo.

Nos comentários, uma pessoa disse que colocar uma coruja artesanal no local em que os pombos frequentam funciona. Tenho dúvidas, porque a ave vai descobrir que o objeto é imóvel é não apresenta nenhum risco ou perigo para si.

Técnicas ecológicas para afugentar pombos

Votar

Resumo

Comuns em praças e janelas de edifícios de algumas cidades, os pombos urbanos são portadores de fungos e parasitas que podem provocar doenças respiratórias como a histoplasmose, determinadas pneumonias e salmonelose.
Além do barulho desagradável destas aves, seus excrementos danificam as estruturas dos edifícios e monumentos, afrouxam telhas e entopem redes pluviais.
Aprenda maneiras ecologicamente corretas de mantê-las longe.


Passos



1

Mantenha limpos e desinfetados os possíveis lugares onde os pombos possam fazer um ninho (relevos, nichos e prateleiras).
  • Depois coloque naftalina moída. O produto funcionará como um repelente.
  • Modifique o ângulo das prateleiras da área externa da sua casa. Adote ângulos de 45º ou maiores. Assim as aves não terão uma superfície confortável para se apoiar.
  • Evite dar comida ou deixar à vista restos de alimentos dos quais elas possam se alimentar.
  • Coloque telas em lugares estratégicos onde você observou que os pombos insistem em fazer ninhos.
  • Cubra também os acessos a varandas, alpendres ou outro espaço aberto.|

2

Use repelentes sonoros.
Existem dispositivos criados especialmente para produzir barulhos estridentes, não audíveis pelos humanos, que espantam os pombos.
O inconveniente deste método é que as aves se acostumam ao ruído e o efeito diminui.

3

Um método mais sofisticado é usar cercas elétricas. Coloque um dispositivo elétrico de baixa voltagem (12 volts), que provocará pequenas descargas e não permitirá que as aves se apóiem.
Este método só pode ser usado em lugares aos quais as pessoas não têm acesso.

4

Instale sistemas mecânicos fixos como arames farpados de aço ou plástico nas superfícies de apoio das aves, como janelas. Se os espinhos ficarem a pelo menos 5 cm de distância entre si, as aves não pousarão.

5

Aplique gel de contato tipo silicone nos lugares onde os pombos se reúnem. A consistência destes produtos será desconfortável e eles não poderão pousar.


Importante

  • Não use produtos venenosos. Além de não erradicar os pombos, você pode contaminar predadores naturais das aves, como os gatos.





    Atenção
    Este texto foi publicado pela equipe do Bem Simples e não pode ser modificado pela comunidade.
Comentários
  • Dispositivos eletrônicos que produzem sinais ultra-sonicos de alta frequencia são talvez os métodos mais eficientes e higiênicos que podemos usar. O fato das aves se acostumarem com o incômodo produzido pelos aparelhos é contornado se o aparelho possuir recurso de modificar automaticamente a frequencia do sinal. Dispositivos que reproduzem o piado de aves de rapina, como falcões e gaviões, são também excelentes alternativas para afastar pombos de áreas externas grandes, como praças, jardins, indústrias, aeroportos, áreas agrícolas etc. Existem vários fabricantes que oferecem estes dispositivos.
  • Uma ideia que funcionou na minha casa, foi colocar uma coruja dessas artesanais, próximo ao local onde eles ficavam... FUNCIONOU!! Os pombos desapareceram.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário