terça-feira, 18 de julho de 2017

NOVE PONTOS DA MP DE TEMER QUE MUDA A REFORMA TRABALHISTA

Minuta da MP apresentada pelo governo prevê mudanças em pelo menos nove pontos
JORNADA DE 12H: SÓ COM ACORDO COLETIVO
Pela reforma, basta um acordo por escrito entre empregador e empregado para que a jornada de trabalho passe a ser de 12 horas (com 36 horas de folga). A minuta propõe que esse tipo de regime só possa ser firmado por acordo ou convenção coletiva, com a participação do sindicato nas negociações
GESTANTES: SEM TRABALHO INSALUBRE
A reforma abre exceções à proibição que existe hoje na CLT. Prevê que gestantes e lactantes atuem em locais insalubres em grau médio e mínima a menos que sejam afastadas por atestado médica A minuta mantém a proibição da CLT, mas permite que, caso queiram, elas trabalhem nessas atividades, com atestado
DANOS MORAIS COM BASE NO TETO DO INSS
A minuta da MP propõe que as indenizações por danos morais sejam calculadas com base no teto do beneficio do INSS, em vez de terem como referência o salário do empregado, como prevê a reforma. Hoje, o teto do INSS é de R$ 5.531,31 Esse ponto foi criticado, porque trabalhadores com renda menor teriam indenizações menores
AUTÔNOMO EXCLUSIVO VIRA EMPREGADO
O texto aprovado determina que trabalhadores autônomos não são considerados empregados com vínculo, mesmo que só prestem serviço para aquele empregador. Já a MP prevê que, se houver exclusividade, o autônomo será considerado empregado, com todos os direitos trabalhistas
QUARENTENA PARA TRABALHO INTERMITENTE
A MP cria uma espécie de quarentena de 18 meses entre a demissão de um trabalhador e sua recontratação, pela mesma empresa, em jornada intermitente aquela que permite o trabalho por horas ou dias. Segundo a minuta, essa regra ficará em vigor por três anos, a partir da edição da MP
FIM DA MULTA DE 50% PARA INTERMITENTE
Em outra salvaguarda para contratos de intermitentes, a MP acaba com a multa de 50% sobre o pagamento combinado, caso o trabalhador não compareça. Também estipula que o empregado poderá encerrar o contrato caso não seja chamado no período de um ano
INTERMITENTE TERÁ DIREITO A 80% DO FGTS
Os trabalhadores intermitentes também poderão, segundo a minuta, sacar até 80% do FGTS em caso de fim do contrata mas não terão acesso ao seguro desemprega Esses benefícios não estão no texto original da reforma, que só prevê que, ao encerrar o contrata o empregado recebe salária férias e 13º salário proporcionais
ACORDO COLETIVO E INSALUBRIDADE
Diz a reforma: é permitido aumentar a jornada em ambientes insalubres por meio de acordo coletivo, com força de lei. A minuta da MP acrescenta uma ressalva: esse acordo precisa respeitar as normas de saúde, higiene e segurança do trabalho, previstas em lei pelo Ministério do Trabalho
FUNÇÃO DE SINDICATOS GARANTIDA
Ao criar uma comissão para representar os trabalhadores nas empresas com mais de 200 empregados, a reforma acende um alerta entre sindicatos, que temem perder representatividade.
A minuta da MP pacifica isso: diz, explicitamente, que essa comissão não substitui os sindicatos, inclusive na Justiça
Bárbara Nascimento, Geralda Doca, Eduardo Barretto e Letícia Fernandes
Um dia após o Senado aprovar a nova legislação trabalhista, o presidente Michel Temer deu início, ontem, à reforma da reforma. Cercado de ministros e elogios de aliados, Temer sancionou a lei, prevista para entrar em vigor em 120 dias, mas determinou que líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR), entregasse aos senadores a minuta de uma medida provisória (MP) que deverá alterar uma série de itens que estão na nova legislação.
- Modernizar a legislação trabalhista era uma dessas demandas sobre as quais muitos falavam, mas ninguém tinha a ousadia e coragem de realizá-la - afirmou Temer.
A minuta distribuída ontem lista mudanças que já estavam previamente costuradas entre o Planalto e os senadores. Entre elas, estão pontos que causaram polêmica durante a tramitação na Câmara e no Senado, como trabalho de gestantes e lactantes em ambientes insalubres, exclusividade de trabalhadores autônomos, mudança no cálculo de dano moral e trabalho intermitente. As medidas foram acordadas via MP para evitar que o projeto retomasse à Câmara, o que aconteceria se as alterações fossem feitas diretamente no texto da reforma.
Ao contrário do que fora inicialmente previsto, a minuta não restringe o trabalho intermitente aos setores de comércio e serviços, como havia recomendado o próprio relator de mérito da matéria, Ricardo Ferraço (PSDB-ES). Fontes que participam da discussão, no entanto, garantem que essa possibilidade ainda não saiu da mesa.
Presente ao evento de sanção da reforma, o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, sinalizou que a minuta da medida provisória (MP) não está no formato final e explicou que ainda não há data para o envio do texto ao Congresso. Segundo ele, haverá, na próxima semana, uma reunião com centrais sindicais. O ministro esclareceu, ainda, que as novas regras valerão para todos os contratos que estão em vigor no país, e não apenas para os novos.
A reforma trabalhista está no topo da pauta econômica de Temer, ao lado das mudanças na Previdência, e é uma das apostas do Planalto para mostrar que ainda tem força dentro do Congresso. Na noite da aprovação, o próprio Temer fez questão de falar pessoalmente com a imprensa, em uma atitude atípica do presidente da República, que normalmente encarrega seu porta-voz de comentar vitórias e derrotas no Legislativo.
Uma extensa lista de interlocutores dos Três Poderes, entre eles o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Ives Gandra, fizeram fila ao microfone na cerimônia de sanção para evidenciar o trabalho e destacar que o presidente teve "coragem" de levar à cabo as reformas.
- O que estamos vivenciando é um momento histórico, porque a legislação trabalhista necessitava urgentemente de uma modernização. Nós, como juízes do trabalho, sentimos falta de marcos regulatórios seguros. As empresas precisam de segurança jurídica, e os trabalhadores, de proteção - disse Gandra.
Meirelles destacou que a economia tem demonstrado sinais de retomada ancorada nas reformas que o governo tem feito. E ressaltou que a legislação trabalhista tem de acompanhar a modernização das relações.
- A recuperação da confiança de consumidores e produtores e os resultados do investimento, da produção, do comércio e do consumo, que começam a apresentar resultados positivos, vêm como consequência dessas reformas fundamentais. Não vêm por uma questão meramente sazonal comentou o ministro.
Já a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), em conjunto com diversas entidades de classe que integram a Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público (Frentas), entregou no Palácio do Planalto um pedido de veto total ou parcial à lei. Para as associações, a reforma apresenta inúmeras inconstitucionalidades que devem levar ao esvaziamento de diversos direitos trabalhistas previstos na Constituição Federal.
--
"Modernizar a legislação trabalhista era uma dessas demandas sobre as quais muitos falava, mas ninguÅm tinha ousadia e coragem de realizar-lá"
Michel Temer -Presidente da República

Nenhum comentário:

Postar um comentário