quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

OPERADOR DO GUINDASTE DO ITAQUERÃO ESTAVA SEM FOLGA HÁ 18 DIAS

 
 
OPERADOR DO GUINDASTE NO ITAQUERÃO ESTAVA SEM FOLGA HÁ 18 DIAS
 
O Ministério do Trabalho e Emprego informou nesta terça-feira (10) que José Valter Joaquim, operador do guindaste das obras da Arena Corinthians, em São Paulo, trabalhava há 18 dias seguidos, tendo cumprido horas extras diariamente nesse período. Joaquim operava o guindaste quando um acidente matou dois funcionários no final do mês passado.


Segundo o superintendente do ministério do Trabalho em São Paulo, Luiz Antonio Medeiros, o cumprimento das horas extras é permitido pela legislação, mas deveria ser limitado para evitar danos aos trabalhadores. “Devido à rapidez da obra, todo o dia aqui tem duas horas extras por dia. Estava conversando com a Odebrecht [construtora responsável pela obra] no sentido de limitar isso”, disse. Ele ressaltou que o trabalho por um período ininterrupto é legal.

O operador de guindaste é funcionário da Locar, empresa contratada pela Odebrecht para operar esse tipo de equipamento. A Locar ainda não se pronunciou sobre o caso. Em nota, a Odebrecht informou que, no período relatado pelo ministério, o operador do guindaste ficou, na maior parte do tempo, em área designada aguardando a liberação da peça para o içamento.

O Ministério do Trabalho fez nova vistoria nesta terça-feira no estádio do Corinthians, mais especificamente nos guindastes utilizados na obra. A equipe do ministério chegou ao local por volta das 9h30 e, até as 14h30, quatro guindastes haviam sido vistoriados. O balanço da inspeção será divulgado ao final do dia. A expectativa é que até o dia 16 todas as máquinas estejam liberadas, inclusive a grua quebrada, que ainda está no local.

O Itaquerão, como é conhecido, sediará a abertura da Copa do Mundo de 2014 e mais cinco jogos da competição, em junho do próximo ano. Antes do acidente, a previsão para finalização do estádio era dezembro deste ano. A entrega ficou para abril de 2014.


Ministério do Trabalho diz que operador de guindaste estava há 18 dias sem folga


iG São Paulo

Responsável por máquina que provocou acidente e morte de dois operários da Arena Corinthians trabalhou por mais de duas semanas seguidas

O Ministério do Trabalho esteve nesta terça-feira na Arena Corinthians, em Itaquera, e informou que o operário José Walter Joaquim, de 56 anos, responsável pela operação do guindaste que quebrou e matou dois operários no dia 27 de novembro completou 18 dias seguidos de trabalho sem folga no dia do fatalidade.


Segundo Luiz Antônio Medeiros, superintendente regional do Ministério do Trabalho, ainda não é possível dizer se havia um acordo para que Joaquim trabalhasse todos esses dias sem folga ou que há irregularidade nesta relação trabalhista, mas que é possível comprovar sua presença na obra nesses dias pelo relógio de ponto da obra. 

Procurada pelo iG, a Odebrecht não se pronunciou sobre o assunto até o fechamento desta nota às 13h. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário